Não há umbanda sem folhas, sem floresta!

A Tenda Miry Santo Expedito no primeiro mês do ano, em 20 de janeiro, reúne médiuns, comunidade em festejo espiritual para apresentar a Oxóssi as homenagens, agradecimentos pelas intercessões do Orixá por nossas vidas. Oxóssi, o rei das Matas, caçador, o guerreiro de uma flecha só.

A simbologia das falanges de Oxóssi trabalha a irradiação verde e as energias espirituais como proteção e memórias dos ancestrais guardiões dos territórios sagrados das matas, que trabalham com quebra de demandas, com curas, com equilíbrio da força racional em direção às estratégias, alcance de objetivos, ensinamentos, realizações, caminhos prósperos.

O festejo remete ao sincretismo a São Sebastião (catolicismo) e aos povos originários (negros e indígenas), organizando espiritualmente a energia das matas por meio de manifestação de falanges de caboclos que trabalham na casa de Santo Expedito. Faz parte dessa tradição (matriz africana) de comunidade de terreiro as falanges se apresentarem, com pontos cantados, com a consagração de velas, as orações, e com o compartilhamento do amanci (banho de força) sobre o ori (cabeça como parte da divindade espiritual de cada pessoa) dos/as que participam do ritual.

Salve o Rei Oxóssi!

Texto: Keyla Negrão